Backup do pfSense é muito simples porém muito importante para usar em eventuais problemas de hardware ou até mesmo para voltar alguma configuração de alguma regra ou pacote que não deu certo.
Fazer backup de maneira manual
Para fazer o backup é muito fácil basta ir no menu Diagnóstico e escolher Backup & Restore.
Em backup area pode deixar marcado como Tudo (all), caso queira colocar uma senha no seu backup você pode marcar a opção Encryption e digitar uma senha.
Em seguida clique no botão Download configuration XML e em seguida ele fara o donwload para o seu desktop. Recomendo você salvar em um lugar seguro.
Restaurando backup do pfSense
Muitas vezes precisamos restaurar o backup em outro hardware, até mesmo em hardware pfsense diferente.
Para o pfSense isso não é problema, pois ele faz a leitura do XML e realiza a restauração com todas as regras e configurações do último backup de maneira perfeita!
Para fazer a restauração do seu pfSense vai no menu Diagnóstico escolhe a opção Backup & Restore, desça um pouco a tela.
Se você quiser restaurar tudo, não precisa mudar nada, agora caso deseje restaurar parcialmente, basta escolher em Restore area o que você precisa.
Caso tenha colocado senha marque a opção Encryption e digite a senha do backup e clique no botão vermelho escrito Restore Configuration.
O pfSense vai pedir para reiniciar e após isso estará pronto pra usar, uma observação que precisa se atentar é que nem tudo precisa reiniciar mesmo ele informando que precisa, um exemplo disso seria as regras de firewall.
Como fazer Backup automático do pfSense
No pfSense existe um recurso muito interessante para fazer o backup de maneira automática enviando os dados direto para Netgate.
Clique no menu Serviços escolha a opção Auto Configuration Backup.
Em Encryption Password digite uma senha forte e no campo Hint/Identifier coloque o nome do seu appliance firewall por exemplo pra facilitar na identificação e clique no botão salvar.
Já na aba Restore
No campo Device key copie a chave para um bloco de notas e guarde em um lugar seguro, pois você vai precisar dele para restaurar o backup, e até mesmo pra voltar em outro hardware diferente se você quiser.
Espero que esse artigo tenha te ajudado, e caso não tenha isso habilitado, corra para habilitar enquanto dá tempo, depois poderá ser tarde demais.
Até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário