Diversos modelos de Appliance Firewall possuem uma porta COM externa que pode ser usada para visualizar a saída do console do appliance. Esta porta COM é simplesmente um redirecionamento da saída de vídeo do equipamento (seja VGA ou HDMI). É importante lembrar que essa saída é usada antes da inicialização do sistema operacional, dando ao usuário a capacidade de usar a porta COM em vez das portas VGA ou HDMI. Inclusive sendo possível visualizar também a BIOS do equipamento.
A conexão da porta COM é relativamente simples, porém você precisa ter o cabo console USB para serial RJ45, que pode ser adquirido através do nosso site. Basta apenas conectar o cabo na porta serial identificada como “COM” e depois conectar a outra ponta na porta USB do seu computador ou notebook. Se você estiver executando o Windows 10, os drivers não devem ser um problema.
Atenção: Não recomendamos que conecte o cabo console em nenhuma porta LAN do seu equipamento com ele ligado na porta USB.
Você também precisa saber qual é a porta COM que o seu cabo console USB para serial se conecta. Isso pode ser encontrado no Gerenciador de dispositivos do Windows (Iniciar -> Configurações -> Pesquisar por “gerenciador de dispositivos”). Veja na imagem abaixo para saber onde encontrar a porta COM que você precisa usar. Neste exemplo estamos usando a COM3.
No seu computador você pode usar o PUTTY que é um aplicativo muito famoso para acessar a porta COM.
Primeiro clique na opção Serial Em Tipo de conexão, depois em Serial Line vai mostrar COM3, em seguida ajuste sua “velocidade” para “115200” (este é o valor padrão para o qual os appliances da BAREMETAL estão definidos).
Em seguida, clique em “Abrir” e você verá uma janela do terminal em branco aberta. Ligue o seu appliance firewall e você deve começar a ver na janela do Putty a saída do sinal do VGA ou HDMI.
Se você deseja acessar a BIOS do seu BAREMETAL, basta apertar diversas vezes a tecla DEL enquanto ele é inicializado. Você deverá ver uma tela semelhante a essa.
Se a porta COM não estiver se comunicando, pode ser que o “Redirecionamento de console” não esteja habilitado na BIOS. Para verificar se o “Redirecionamento de console” está habilitado, faça o seguinte (observe que você precisara conectar um teclado USB e um monitor VGA ou HDMI ao seu equipamento para habilitar a serial).
Feito isso depois de ligar o cabo VGA/HDMI do seu monitor, aperte a tela DEL e entre na BIOS, você visualizara uma tela semelhante a essa abaixo
Selecione a guia “Advanced” e use a tecla de seta para baixo para selecionar “Serial Port Console Redirection”
Selecione “Serial Port Console Redirection” e pressione ENTER.
Verifique se a opção “Console Redirection” está habilitada, se não estiver, habilite e não se esqueça de salvar pressionando a tecla F4.
Agora verifique se a porta COM está funcionando!
Pronto agora que você aprendeu a como configurar o seu pfSense usando o cabo de comunicação serial. Espero que esse tutorial tenha ajudado você.
Até a próxima.
O post Instalando o pfSense Usando a Porta Serial apareceu primeiro em ID Tecnologia - Soluções em Segurança da Informação.
source https://blog.idtecnologia.com.br/instalando-o-pfsense-usando-a-porta-serial/
Nenhum comentário:
Postar um comentário